O Hospital Samaritano Campinas alcançou um feito inédito no dia 16 de julho. 93 cirurgias realizadas em apenas um dia, mais que o dobro da média diária de 45 procedimentos. O recorde reforça a excelência do trabalho integrado entre equipes e o compromisso da instituição com a qualidade e segurança no atendimento aos pacientes.
Segundo Bruno Cesar Mariano, coordenador do Centro Cirúrgico, o resultado foi fruto de um planejamento detalhado e do alinhamento prévio entre todos os setores envolvidos. “Tivemos uma programação cirúrgica intensa, que exigiu máximo aproveitamento das salas, sem comprometer a segurança e a qualidade no atendimento aos pacientes. Esse número só foi possível graças a um ótimo planejamento feito com antecedência e ao alinhamento de todas as equipes, garantindo sincronia nos horários e logística”, destaca.
As 93 cirurgias envolveram profissionais de Agendamento, OPME, Enfermagem, Farmácia, Anestesia, CME, Higiene e Hotelaria, com distribuição estratégica das especialidades ao longo do dia. “Realizar esse número foi, sem dúvida, motivo de muito orgulho e gratidão a todos os envolvidos. Mostra não só a capacidade técnica e organizacional dos times, mas também agilidade com segurança, trabalho em equipe e comprometimento de todos com o paciente. Esse tipo de resultado nos impulsiona a continuar aprimorando processos e mostra que, quando trabalhamos em conjunto, conseguimos ir além”, complementa Bruno.
Para a gerente de enfermagem, Bruna Aranha Ferreira Lopes, o marco alcançado reflete as mudanças recentes na gestão do Centro Cirúrgico, que priorizam o uso otimizado das salas, protocolos assistenciais seguros e comunicação integrada entre as equipes. “As mudanças que estão ocorrendo e a melhora da dinâmica de trabalho são resultado do trabalho em equipe, compartilhamento de ideias, ambiente harmonioso e comunicação não agressiva. A continuidade do cuidado e a transição segura do paciente entre setores de Internação e Centro Cirúrgico favorecem um atendimento humanizado e com maior assertividade de ações de cuidado. A equipe está em lapidação, reestruturação e segue na sua melhor fase desde os últimos tempos”, afirma.
Bruna ainda destaca o papel do Bruno na organização dos agendamentos para otimização das salas, além da articulação entre profissionais médicos, cirúrgicos e anestésicos. “A enfermagem vem inserindo protocolos assistenciais para melhor atender o paciente e garantir segurança nos cuidados, transição do cuidado e alta hospitalar”, completa.
O gestor administrativo, Marcelo Domingues, também comemorou o recorde. “A nossa média diária é de 45 cirurgias e batemos um recorde com 93 cirurgias realizadas, sendo que 85% delas foram de outros convênios (não sendo o convênio próprio). Foi um feito inédito e fruto da sintonia de todas as equipes. Todos tiveram um papel fundamental e estamos vivenciando uma nova era no Hospital. ” O marco reforça o compromisso do Hospital Samaritano Campinas com a qualidade assistencial, a segurança do paciente e a integração multiprofissional, pilares que sustentam sua atuação de referência na saúde regional.