Na última sexta-feira, 30 de maio, o Hospital Samaritano Campinas promoveu o primeiro encontro de lideranças da enfermagem, reunindo profissionais para uma roda de conversa conduzida pelos enfermeiros horizontais evidenciando os planos de melhorias e liderança e com o suporte da nova gerente de enfermagem, Bruna Aranha Ferreira Lopes, que vem com novas propostas e planos de ação. O encontro simbolizou um marco importante: o início de um novo ciclo voltado à escuta ativa, ao fortalecimento das lideranças e à construção coletiva de uma assistência ainda mais qualificada.

“Somos Samaritano! Nosso primeiro encontro de lideranças foi o nosso primeiro passo na assistência”, destacou Bruna durante a abertura. Em um ambiente acolhedor e colaborativo, ela compartilhou sua visão para a enfermagem da instituição: “Reestruturar, engajar, fortalecer, instruir e direcionar vai depender de cada um de nós. Eu acredito em vocês e aposto nas mudanças.”

“Vocês são bons sozinhos, mas são maravilhosos quando se ajudam, se escutam e são parceiros. Construir uma equipe, unir as lideranças e resgatar a autoconfiança não é uma tarefa fácil, mas quando entendemos o propósito, a caminhada se torna menos penosa e mais prazerosa”, completou.

O enfermeiro Rafael Mendes, um dos participantes da roda de conversa, compartilhou em seu LinkedIn a experiência vivida. “Fomos convidados a participar de uma roda de conversa em que nossa gerente de enfermagem, Bruna, deixou aberto do início ao fim para expormos nossas dificuldades. Hoje quero agradecer a oportunidade que tive mais uma vez de fazer parte de uma equipe de profissionais tão dedicados. Na faculdade não aprendemos como liderar. Pois liderar não é impor, é inspirar, transformar, multiplicar. Hoje posso afirmar que lideramos com transformação.”

Com iniciativas como essa, o Hospital Samaritano quer valorizar a equipe de enfermagem com a escuta ativa das suas lideranças. O encontro foi o primeiro de uma série que deve acontecer ao longo do ano, consolidando um espaço de troca, alinhamento e crescimento conjunto com toda a enfermagem. Como resumiu Bruna: “O que me faz ter um time de milhões? O mesmo propósito.”

Centro de Preferência de Privacidade