
No Hospital Samaritano Campinas e nas demais unidades do Grupo Samaritano, existe um setor que, embora muitas vezes não esteja diretamente ligado ao cuidado assistencial, é peça-chave para que médicos, enfermeiros e equipes multiprofissionais tenham condições ideais de trabalho: o Departamento de Compras.
Sob a coordenação de Erlen dos Santos Silva, o setor é responsável por suprir todos os recursos e materiais de apoio da cadeia de fornecimento de insumos hospitalares e de saúde em geral. Mais recentemente, o departamento também assumiu o desafio de apoiar o grupo na cadeia de fornecimento para obras, ampliando ainda mais sua atuação estratégica.
“Entendo o Departamento de Compras como um setor bastante estratégico e de poder decisório na solução dos processos. Indiretamente, estamos envolvidos em todo o contexto da prestação de serviços dos hospitais. Qualquer atraso em uma demanda impacta diretamente no atendimento e no cuidado com o paciente”, destaca Erlen.
O fluxo é intenso: diariamente chegam demandas de todas as unidades hospitalares, tanto por meio de e-mails quanto pelos sistemas de gestão (ERP). Esses pedidos incluem reposições programadas e solicitações de urgência. Cabe à equipe triar, priorizar e executar os processos de cotação, negociação, autorização e acompanhamento até a entrega final. “Nossa tarefa não é somente comprar, é contribuir para melhor servirem os serviços”, resume a coordenadora.
Desafios
Erlen explica que atuar em compras hospitalares é diferente de qualquer outro segmento. “Trabalhamos com saúde. Isso exige responsabilidade, cuidado e dedicação em cada solicitação. Não há espaço para retrabalhos, precisamos ser ágeis e objetivos”, afirma.
Entre os desafios diários, estão manter a qualidade dos insumos a preços competitivos e garantir comunicação clara entre setores, evitando falhas e atrasos. Em situações de urgência, o setor não mede esforços: “Paramos tudo. Entendemos o contexto e buscamos soluções dentro das possibilidades de custo, prazo e logística. A urgência passa a ser prioridade absoluta”, relata.
A segurança também é prioridade. Para isso, o Departamento atua em conjunto com comissões e equipes técnicas dos hospitais, garantindo que todos os insumos atendam às exigências regulatórias e de qualidade.
Equipe
O setor é composto por sete colaboradoras, que compartilham responsabilidades como triagem de pedidos, negociações, acompanhamento de entregas, atualização documental de fornecedores e resolução de eventuais não conformidades. A rotina exige habilidades específicas, como comunicação clara, negociação, raciocínio rápido, senso crítico, disciplina e, sobretudo, compromisso.
“O que nos motiva é a dinâmica diária, o apoio da alta gestão e a sensação de resultado quando vemos que as entregas foram feitas. Sempre comentamos entre nós: quando a mágica acontece, sabemos que tivemos parte nisso”, relata Erlen.
Entre os planos futuros, está a padronização cada vez maior dos processos e a implantação de um sistema de gestão unificado, que traria ainda mais agilidade e eficiência às aquisições. Um desejo pessoal de Erlen é ver o Projeto de Almoxarifado Central sair do papel, fortalecendo ainda mais a atuação do setor.
“Nosso propósito vai muito além da compra. Cada negociação e cada entrega são, na prática, parte do cuidado com a saúde de milhares de pacientes”, finaliza.
Reconhecimento

Neste mesmo dia, sua equipe recebeu do gestor administrativo do Hospital Samaritano Campinas, Marcelo Domingues, cestas de chocolate para celebrar o Dia do Comprador.
Materiais Relacionados
05/11/2025
Hospital promove treinamento sobre assistência em Parada Cardiorrespiratória (PCR) em adultos
O Hospital Samaritano Campinas realizou um treinamento sobre assistência em Parada Cardiorrespiratória (PCR) em…
28/10/2025
Hospital Samaritano Campinas promove 4º Encontro para Gestantes
Evento gratuito oferece acolhimento e informações essenciais para futuras mamães A chegada de um bebê é um dos momentos…


