Serviço Social
O Serviço Social atua para oferecer um padrão de atendimento eficiente, resolutivo e humanizado e, assim, favorecer o processo integral de recuperação, atenuando impactos emocionais decorrentes da internação não apenas sobre o paciente, mas também sobre os familiares.
O trabalho é realizado a partir da coleta de dados e de informações e da percepção do profissional sobre as necessidades a serem trabalhadas com o paciente e os familiares, a fim de orientar sobre o processo de recuperação e sobre como conviver, se necessário, com uma nova realidade, de acordo com o diagnóstico.
O Serviço Social também tem por objetivo a Desospitalização, ou seja, a possibilidade de o paciente buscar uma recuperação mais rápida e humanizada em sua casa. Esse programa é feito a partir da avaliação de uma equipe multidisciplinar, com médicos especializados e profissionais de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia e Fonoaudiologia, a fim de garantir cuidados aos pacientes em estado clínico considerado estável, sem que haja a necessidade de mantê-los internados.
Trata-se de uma tendência mundial que se baseia na ética e no respeito pela dignidade do ser humano, uma vez que o ambiente hospitalar por si só pode tornar a recuperação mais lenta. Assim, buscamos a identificação precoce de pacientes com possibilidade de internação de longa permanência, para, no momento de estabilidade do quadro clínico, levantar as necessidades e traçar as estratégias para continuidade do atendimento em domicílio.
A equipe é composta por quatro assistentes sociais, e uma estagiária; com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 14h.