Núcleo de Segurança do Paciente
Para garantir segurança e qualidade no atendimento ao cliente, o Hospital Samaritano de Campinas conta com um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) instituído e ativo. O objetivo é promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente.
Para isso, adotamos os princípios exigidos pela RDC 36/2013:
- Melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde.
- Disseminação sistemática da cultura de segurança.
- Articulação e integração dos processos de gestão de risco.
- Garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.
O Núcleo é constituído de Comissão composta por equipe multiprofissional, com a participação de enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e profissionais das equipes de Higiene, Manutenção, Portaria e Segurança Patrimonial, Recepcionistas, SAC e SESMT, de modo a integrar toda a equipe e descentralizar as ações, multiplicando a cultura de segurança do paciente por todas os setores do Hospital.
Essa equipe participa das ações de melhoria e atualização de protocolos institucionais que são baseados nas Metas Internacionais de Segurança do Paciente.
Meta 1 – Identificação correta do paciente
A segurança do paciente é garantida inicialmente pela identificação do paciente, durante o cuidado é importante:
- Manter a pulseira de identificação desde a internação até a alta.
- Sempre verificar se as informações estão corretas e legíveis.
- Certificar-se de que a equipe assistencial faça a conferência de sua identificação antes de qualquer atendimento.
Lembrete: nunca se deve utilizar o número do quarto como marcador de identificação; nossos 3 principais marcadores são: nome do paciente, nome da mãe e data de nascimento.
Meta 2 – Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde.
Todas as informações sobre o paciente estarão registradas em prontuário. Para fortalecer a comunicação efetiva, são realizadas visitas multiprofissionais diariamente nos setores de Unidades Intensivas, onde profissionais de diversas áreas discutem a evolução e desospitalização do paciente.
Meta 3 – Melhorar a segurança na administração de medicamentos.
Antes da administração, os medicamentos devem passar por uma dupla checagem, garantindo a dosagem, via de administração, identificação do medicamento e identificação do paciente certo.
Meta 4 – Garantir local correto, procedimento correto e a cirurgia no paciente correto.
Realizamos checklist da cirurgia segura durante todas as fases do procedimento cirúrgico. Este conjunto de ações deve garantir que o procedimento ocorra como planejado conforme os cinco certos preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS):
- Paciente certo.
- Procedimento certo.
- Lateralidade certa (lado a ser operado, quando aplicável).
- Posicionamento certo.
- Equipamento certo.
Meta 5 – Incentivar a lavagem das mãos para reduzir o risco de infecção associado ao cuidado.
Há monitoramento do volume de solução alcoólica utilizado em todo o hospital, além de ações educativas e cobranças rigorosas na instituição quanto à higienização das mãos, sendo exigido que se respeite sempre os cinco momentos preconizados pela OMS, incluindo antes e depois de qualquer contato com o paciente.
Meta 6 – Reduzir o risco de quedas e lesões por pressão.
Conforme protocolo institucional, todo paciente admitido deve passar por avaliação quanto ao risco de queda. Em casos em que é necessário adotar cuidado criterioso quanto ao risco de queda do paciente, ele será identificado com pulseira na cor roxa.
Já sobre os cuidados com prevenção de lesões, o protocolo institui, para pacientes com baixa mobilidade e/ou sem mobilidade, a realização de mudança da posição no leito pela equipe de enfermagem a cada duas horas.
IMPORTANTE: O envolvimento do paciente no processo de cuidado é fundamental, portanto, sempre tire suas dúvidas. Nossa equipe estará pronta para esclarecer. Lembre-se, isso pode ajudar a evitar falhas.